Pequena história territorial do Brasil: sesmarias e terras devolutas, de Ruy Cirne Lima

Autores

  • Brena Medeiros Pires Santos

Resumo

Sumário: Introdução. 1. Síntese do livro. 1.1. Análise do Capítulo I – A primitiva legislação portuguesa. A Lei de D. Fernando. As Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas. 1.2. Análise do Capítulo II – As sesmarias no Brasil. Aspectos e evolução, desde a criação das capitanias até à Resolução de 17 de julho de 1822. 1.3. Análise do Capítulo III – As posses. Situação jurídica dos posseiros. Aquisição do domínio pela posse e cultivo como costume jurídico. 1.4. Análise do Capítulo IV – A Lei 601, de 18 de setembro de 1850. Suas relações com o anterior regime de terras. Providências novas instituídas. 1.5. Análise do Capítulo V – Tentativas de reforma de Lei de Terras. Os decretos do Governo Provisório. 1.6. Análise do Capítulo VI – O sistema de colonização da Lei de 1850. O tipo de alienação de terras devolutas por ela adotado. Conceito da concessão de terras. Seus caracteres. 1.7. Análise do Capítulo VII – A concessão de terras no direito positivo. O título de terras. 1.8. Análise do Capítulo VIII – Estado atual da legislação sobre terras devolutas. O Decreto 19.924, de 27 de abril de 1931. 2. Análise do livro. Conclusão. Referências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brena Medeiros Pires Santos

Mestranda em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BEVILAQUA, Clovis. Direito das Coisas. Ed. fac-símile. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial: Superior Tribunal de Justiça, 2003. v. 1.

FERLINI, Vera Lúcia Amaral. Terra, trabalho e poder: o mundo dos engenhos no Nordeste colonial. São Paulo: Brasiliense, 1988.

GIRARDI, Leonardo. A política pendular de D. Fernando I de Portugal (1367- 1383) e sua relação com o Cisma do Ocidente (1378-1383). Revista Cadernos de Clio, n. 3, p. 45-69, 2012.

MENESES, José Vinicius da Costa. Manuais para bem reinar e salvar: os ideais de bem comum e salvação nos espelhos de príncipe impressos em Portugal durante o reinado de Dom João III (1521-1557). Dissertação (Mestrado em História Social). São Gonçalo: Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

MORENO, Humberto Baquero. Os itinerários de el rei Dom João I (1384-1433). Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa; Ministério da Educação, 1988.

PEREIRA, Lafayette Rodrigues. Direito das Coisas. Ed. fac-símile. Brasília: Senado Federal, 2004. v. 1.

PINTO JÚNIOR, Joaquim Modesto; FARIAS, Valdez (Orgs.). Coletânea de Legislação e Jurisprudência Agrária e Correlata. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2007.

RODRIGUES JR., Otavio Luiz. Direito Civil contemporâneo: estatuto epistemológico, Constituição e direitos fundamentais. 4. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2026.

SILVA, Ligia Osório. Terras devolutas e latifúndio: efeitos da Lei de 1850. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

VARELA, Laura Beck. Das sesmarias à propriedade moderna: um estudo de História do Direito brasileiro. Rio de Janeiro; São Paulo; Recife: Renovar, 2005.

Publicado

2026-04-22

Como Citar

SANTOS, Brena Medeiros Pires. Pequena história territorial do Brasil: sesmarias e terras devolutas, de Ruy Cirne Lima. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 46, n. 13, p. 347–360, 2026. Disponível em: https://www.ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1736. Acesso em: 23 abr. 2026.

Edição

Seção

Resenhas